active-19413_960_720

Estabilização da Coluna Vertebral

4 de novembro de 2016

O Fisioterapeuta Bruno Rodrigues Moraes, da Clínica Kennedy São Paulo, fala sobre estabilização da coluna vertebral.

“Uma das principais causas de dor lombar ou cervical provém de uma instabilidade muscular. A estabilidade da coluna vertebral está diretamente ligada ao suporte muscular necessário para um bom alinhamento corporal em diferentes situações do dia.

Quando nos deparamos com as pessoas “fitness”, com abdominal trincando, corpo sarado e malhado, podemos questionar se a coluna daquele indivíduo está 100% estável ou não. Teoricamente, se essa pessoa não possuir dores nas costas, podemos acreditar que sim, mas a realidade não é bem essa. Dividindo a nossa musculatura em duas partes, temos: a mais Profunda, estabilizadora e a mais Superficial, responsável pelos nossos movimentos. Estudos comprovam que a inatividade dessa musculatura profunda está relacionada com dores nas costas, tanto da coluna cervical quanto na coluna lombar.

estabilizadores profundos

Se você possui algum tipo de dor da coluna, deve ser submetido à uma avaliação da qualidade da ativação dessa musculatura profunda. O aprendizado da sua contração específica deve fazer parte da sua reabilitação. Seu déficit pode criar um efeito cascata iniciado por uma postura inadequada, levando à alterações de pressões e o aparecimento de lesões mais sérias como Hérnia de Disco e Bico de Papagaio.”

Previna-se!

Agende sua avaliação gratuita com a nossa equipe de fisioterapia pelo telefone (11) 3567-4299

It's only fair to share...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn